terça-feira, 13 de outubro de 2009

O Envelhecimento e a Demência

= =


A idade é um importante fator de risco para as desordens demenciais.

Após os 60 anos a incidência da demência aumenta exponencialmente.

Por essa razão, encontrar um tratamento efetivo para a demência seria de grande importância para a população idosa do mundo todo e diminuiria o fardo desta doença para os pacientes e seus parentes, bem como para os sistemas de saúde.

A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência sendo responsável por mais de 50% dos casos desta doença, além dela existe a demência vascular que representa 15-20% dos casos. O Alzheimer é uma desordem lentamente progressiva e é caracterizado por alterações estruturais nas células nervosas presentes no cérebro. Estas alterações favorecem a perda da função neuronal, comprometendo o perfeito funcionamento do sistema nervoso central. No caso da demência vascular, o que ocorre é um comprometimento da circulação vascular cerebral fazendo com que haja uma deterioração das células nervosas cerebrais.

Tanto a doença de Alzheimer, como a demência vascular, compartilham os mesmos fatores de risco que são: hipertensão, hipercolesterolemia, aterosclerose e doenças cérebro e cardiovasculares. Deste modo, possíveis medidas preventivas contra o Alzheimer e a demência vascular incluem alterações de hábitos de vida, como o controle adequado da pressão arterial, uma alimentação saudável para a redução do colesterol e parar de fumar.

Até a data atual, o único tratamento medicamentoso bem estabelecido para a demência é o voltado para os sintomas da doença. Tal tratamento tem mostrado efeitos nas alterações cognitivas e na melhora dos sintomas comportamentais e psicológicos na demência, bem como desordens do sono, ansiedade, depressão, agitação, e sintomas psicóticos.

O tratamento medicamentoso específico deve ser instituído o quão precocemente possível e visa tentar prevenir ou retardar a progressão da doença.


eDr. Alex Carvalho Leite
médico com formação em clínica médica
e especialista em endocrinolo
Membro Imagick número 1288

= =

Nenhum comentário: