quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FUGA DE IDÉIAS. TAQUIPSIQUISMO E LOGORRÉIA





























foto da web:www.ziza.es


A Fuga de Idéias é uma alteração da expressão do pensamento caracterizada por uma variação incessante do tema e uma dificuldade importante para se chegar a uma conclusão . A progressão do pensamento encontra-se seriamente comprometida por uma aceleração associativa, a tal ponto que, a idéia em curso é sempre perturbada por uma nova idéia que se forma. Segundo Bleuler, na Fuga de Idéias os doentes geralmente são desviados da representação do objetivo através de quaisquer idéias secundárias. Assim, no pensamento com Fuga de Idéias, o que há não é uma carência de objetivos mas uma mudança constante do objetivo devido a extraordinária velocidade no fluxo das idéias.
A sucessão de novas idéias, sem que haja conclusão da primeira, torna o discurso pouco ou nada inteligível. Há, pois, passagem de um assunto para outro sem que o primeiro tenha chegado ao fim: "eu não gosto de batatas, mas acho que em São Paulo o clima é melhor. Porque o senhor não compra um carro novo ?"
Normalmente costumamos observar 4 características na Fuga de Idéias:
1. Desordem e falta aparente de finalidade das operações intelectuais: mesmo quando há certa relação entre os conceitos, o conjunto carece de sentido e de significado;
2. Predomínio de associações disparatados;
3. Distraibilidade. Facilidade de se desviar do curso do pensamento sob a influência dos estímulos exteriores;
4. Freqüente aceleração do ritmo da expressão verbal.
O paciente com fuga de idéias é incapaz de concentrar sua atenção, dispersando-se numa multiplicidade de estímulos sensoriais sem se aprofundar em nada. A Fuga de Idéias normalmente está associada a aceleração do psiquismo, ou TAQUIPSIQUISMO: um estado afetivo comumente encontrado na hipomania ou mania, ou seja, na euforia. Seria como se a eloqüência na produção de idéias superasse a capacidade de verbalizá-las. Diz-se LOGORRÉIA ou VERBORRAGIA para o fenômeno de produção aumentada de palavras, o qual, pode ser ou não acompanhada de Fuga de Idéias.
Na prática psiquiátrica o observador pode ter a falsa impressão de que o paciente verborrágico (com ou sem Fuga de Idéias) tem uma crítica aumentada e arguta. Entretanto, ainda que seja capaz de observações perspicazes e ferinas, isso se deve à perda da inibição social que normalmente acompanha os estados maníacos e, de fato, o que se vê é mais uma atitude de inconveniência do que um juízo crítico apurado. O homem sadio não diz muitas coisas que poderiam ser ditas porque, em certas ocasiões e circunstâncias alguns comentários não são recomendados pela ética. Tais considerações não existem nos pacientes eufóricos.


============================================================================

Basicamente, trata-se de um fluxo quase contínuo e veloz de pala­vras, que não é desarticulado nem bizarro, mas que salta rapidamente de um tópico para outro, estando cada tópico mais ou menos obviamente relacionado com o precedente ou com estímulos ambientais fortuitos.
É logico que a relação entre os tópicos segue a lógica do aloprado e não a lógica normal ou dita normal, se é que existe uma normalidade.
Dizem os estudiosos que a fuga de idéias é carac­terística dos estados maníacos agudos observado mais comumente na fase maníaca da psicose maníaco-depressiva.
Eu entendo e quero crer, por suposto, que a fuga de idéias pode ser observada na síndrome ma­níaca aguda da esquizofrenia. As alterações na conversa esqui­zofrênica se tornam confusas pela inclusão, excessiva e indiscriminada de material perten­cente tanto ao contexto social como ao de fan­tasia pessoal.
Mais uma vez surge uma diferença gritante que eu sempre aponto entre os maniacos depressivos e os esquizo-paranóicos.
O aloprado maníaco, em fase de euforia, em sua fala, atém-se às vias sociais de comunicação, ainda que possa mudar de direção, a todo o momento; já o aloprado de estimação, esquizo­frênico de raiz, por seu lado, não respeita as vias sociais, mas vai abrindo seu próprio caminho à medida que avança.
Divulgando suas idéias, mesmo em fuga, na raça, vai conquistando seu espaço.
.
==============================================================================

Nenhum comentário: