segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

EU ESTOU SEMPRE CERTO. QUEM ESTÁ ERRADO É SEMPRE VOCÊ

Não, não é mais um dos meus delírios. Na verdade existe um livro com esse título, escrito por Edward de Bono. É sobre o modo de pensar, o jeito que a filosofia tradicional nos condicionou para adotar argumento, lógica e sempre ver as coisas como preto e branco, certo ou errado, bom ou ruim . Dizem os críticos e comentaristas que neste livro Edward Bono desmitifica o funcionamento do cérebro, sem jargões científicos, utilizando-se de simples analogias que nos leva ao discernimento de como o cérebro funciona e quais ações nós podemos modificar nossos hábitos de pensamento se nós superarmos os desafios que se apresentam no mundo.
Nossas desculpas tradicionais como " A natureza humana básica tem permanecido egoísta, gananciosa e agressiva, o mundo se tornou complexo, o progresso é distorcido" estão para explicar a situação do mundo. Mas De Bono diz todos esses são próprios do hábitos de pensamento - nós tentamos uma razão lógica para mudar a percepção, preconceitos e crenças. Nosso habito tradicional de pensar em razões lógicas, verdade, linguagem, identidade, categorias etc. tem resultado nos homens sendo aptos para chegar a lua mas inaptos para predizer o tempo dos próximos dias corretamente. Mas para mudar o estudo do modelo de auto-organizarão do cérebro, nos podemos entender o quadro correto. Historicamente, nossa percepção tem sido condicionada pela linguagem - o criminal é o criminal é o criminal = enquanto ele tenha cometido o crime a mudança de curso da circunstancia ( morrendo por fome), como um meio fácil de fazer dinheiro, ou uma estratégia de vida. Omissão de justiça é o mesmo para todas as três categorias de crime (especialmente o mundo ocidental).
Outro disparate seria pensar em habilidade versus inteligência. Todas as pessoas inteligentes não necessariamente precisam ser pensadores. Inteligência pode virar um comportamento conformista, aprender as lições, passar nos exames, e trabalhar apenas o necessário etc., Criatividade tende para o lado esquerdo, os rebeldes que não jogam esse jogo. Mas quando nos entendemos o jogo da criatividade ( com o pensamento lateral) conformismo pode atuar vindo com muito mais criatividade que dos rebeldes. Depois nos podemos quebrar com a tradição que inteligência é suficiente. O novo renascimento lógico re-observa a corrente percepção que é aplicada as diversas áreas da vida como resolver problemas, analisar, descrever, também ou os princípios da dicotomia - onde não há meio definido ou tolerado, argumento e choque ( todos os nossos sistemas - político, legal e científico são baseados nisso). No final, o autor leva os leitores as diversas possibilidades, jeitos práticos de colocar a teoria para trabalhar nos empenhos humanos.


Eu estou CERTO - Você está Erradp por Edward de Bono
==========================================================================
Ainda bem que não é tudo fruto da minha esquizofrenia paranóica persecutória delirante. Até livro existe sobre o assunto, Então quando falam que eu tenho meus sentimentos de grandiosidade, minha manifestação delirante de grandeza, minha interpretação de mim mesmo como uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas, nada disso está totalmente errado . Todos que falam que estou errado é que estão errados. Tenho o dom da infalibilidade. Ta certo que às vezes passo a falar ininterruptamente, as minhas idéias correm rapidamente a ponto de não concluir o que comecei e fico sempre emendando uma idéia não concluída em outra sucessivamente, o que para mim não é a denominada fuga-de-idéias. Mas como está no título do livro, eu estou sempre certo, você está sempre errado.. Por isso que não aprecio muito os maníacos depressivos. Eles não tem absoluta certeza que de que estão sempre certos, alternando momentos de certeza com lapsos de incertezas.
==========================================================================

Nenhum comentário: