sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TAMBÉM NÃO MERECEMOS UM AGRADINHO DESSES ????

=

Professores: direito ao 14º salário é condicionado às metas de desempenho
ImprimirE-mail
Clique aqui para ouvir(1'39'' / 391 Kb) - O direito ao 14º salário para professores da educação básica de escolas públicas deve ser votado nesta terça-feira (10) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. Pela proposta, o pagamento da bonificação do professor fica condicionado ao aumento em 50% do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola. O projeto é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF).

O Ideb é um indicador que mede supostamente a qualidade da educação e é estabelecido em uma escala de zero a dez. Os índices ficaram entre 3,8 e 4,2 para o ensino básico no ano de 2007.

Jussara Dutra, integrante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), explica que a Confederação apóia a criação do 14º salário desde que atendidas algumas questões.

“Ele não pode representar um rebaixamento dos salários devido mensalmente aos trabalhadores em educação; não podem sobrecarregar os estados e municípios e devem fazer parte das receitas da União; deve ser universal, ou seja, para todos os profissionais.“

Outro ponto de discordância é obrigar as escolas a alcançarem a meta de 50% do Ideb. Jussara avalia que a meta é impossível de ser alcançada sem uma política real de valorização do salário do professor e de melhores condições para a execução de seu trabalho.

“Todas as reservas que os profissionais tem no sentido de se superarem já estão sendo exigidas, é impossível exigir mais. Para melhorar as condições das escolas tem que melhorar as condições dos educadores.”

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.



=

Nenhum comentário: