segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bases militares dos EUA na Colômbia preocupam líderes da América Latina


Clique aqui para ouvir(1'22" / 324 Kb) - A abertura de sete bases para o uso militar dos Estados Unidos na Colômbia aumenta a tensão sobre um possível conflito na América Latina. O presidente estadunidense, Barack Obama, e o presidente colombiano, Álvaro Uribe, afirmaram que as bases são para combater o narcotráfico. Líderes do cone sul estão desconfiados e debateram, nesta segunda-feira (10), o tema durante o encontro de cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Uribe se negou a participar do evento que acontece em Quito, no Equador.

Os líderes desejam que a abertura das bases seja debatida regionalmente. Venezuela e Bolívia foram os que mais se mostraram desconfiados em relação à questão. Já Chile e Brasil apresentam posições moderadas.

A maior base instalada na Colômbia será a Base Aérea de Palenquero, ao norte da capital Bogotá. O local poderá ser usado para o pouso de grandes aviões de carga e transporte de tropas. São previstas outras bases próximas às fronteiras da Venezuela e Equador, e também na costa do Pacífico.

Outro fato que preocupa os líderes latinos é a chamada Quarta Frota dos EUA. A frota, que patrulha as águas da América Central e Latina, foi reativada no último ano depois de mais de meio século de desativação.

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.

11/08/09

Nenhum comentário: