sexta-feira, 20 de março de 2009

Novo secretário de Segurança de SP anuncia mudanças na próxima semana

MARINA NOVAES

da Folha Online

Atualizado às 18h47.

O novo secretário da Segurança de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, disse nesta sexta-feira que na próxima semana anunciará mudanças na SSP (Secretaria da Segurança Pública). Em seu segundo dia de trabalho e primeiro compromisso público à frente da pasta, o novo secretário fez um discurso de quatro minutos na formatura de 904 novos Policiais Militares, no Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo).


Antonio Ferreira Pinto, nomeado para assumir a Secretaria da Segurança de São Paulo

"Toda mudança de gestão é normal que se faça, que se componha uma equipe própria. Na semana que vem vou anunciar as mudanças", afirmou Ferreira Pinto. "Ainda não tenho muito o que falar [sobre quais serão as mudanças]. Estou tomando conhecimento dos projetos [da secretaria]", afirmou.

Ferreira Pinto assumiu a SSP após a saída de Ronaldo Marzagão, que pediu demissão na noite da última terça-feira (17), alegando "motivos estritamente pessoais".

O ex-secretário ficou dois anos e dois meses à frente da SSP, onde enfrentou, entre outros momentos de crise, uma greve de policiais civis e denúncias de corrupção contra seu ex-secretário-adjunto Lauro Malheiros Neto.

Corregedoria

De acordo com o novo secretário, uma das suas prioridades à frente da pasta é fortalecer as Corregedorias das policias Civil e Militar, fragilizadas após sucessivas denúncias de corrupção envolvendo policiais.

"Se pudermos classificar como meta, essa é uma das metas: fortalecer a Corregedoria e cobrar as responsabilidades", disse. "Pretendo fazer desses dois órgãos [as Corregedorias da PM e da Polícia Civil] um reduto de seriedade, de combate à corrupção e de desvios. E podem cobrar isso de mim", afirmou.

Entre as denúncias de corrupção envolvendo policiais, há as suspeitas de venda de cargos e de venda de sentenças de processos administrativos a policiais corruptos, na Polícia Civil.

Já a Polícia Militar de São Paulo também enfrenta dois casos de suspeita de irregularidades. Desde o início de março, nove policiais militares foram presos por suspeita de extorquir perueiros irregulares e receber propina da máfia do jogo na Grande São Paulo.

O outro escândalo na PM aponta a existência de um suposto grupo de extermínio composto por policiais, apelidado de " Os Highlanders", suspeitos de matar e decapitar pessoas na Grande São Paulo.

Questionado sobre as denúncias de corrupção, Ferreira Pinto disse apenas que pretende "apurar com toda a transparência, (...) e punir os responsáveis por qualquer desvio ou deslize que comprometa a instituição."

Mudanças

O secretário evitou comentar quais mudanças devem ser anunciadas na próxima semana. Mais cedo, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo,Maurício lemos Freire, afirmou que deixou seu cargo à disposição do novo secretário.

"Nós tivemos uma conversa ontem [19], mas ainda não tem nada definido. Até por uma questão de educação [deixei o cargo a disposição], mas é ele quem deve definir quem fica ou não", afirmou o delegado-geral.

Nenhum comentário: