 (1'22'' / 321 Kb) - Sob denúncias de compras de votos, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, conseguiu que o Parlamento colombiano aprovasse o projeto de referendo que pode garantir seu terceiro mandato consecutivo. A votação aconteceu nesta terça-feira (01) e terminou com 85 votos a favor e quatro votos contra o projeto. A oposição se retirou do Parlamento no momento da votação.
O governo de Uribe também é suspeito de arrecadar de forma irregular as verbas para a promoção do projeto de referendo. A maioria da bancada governista está sendo investigada por corrupção pela Suprema Corte de Justiça. Pelas denúncias, os parlamentares teriam permitido a aprovação do projeto para a primeira reeleição de Uribe em 2006 em troca de favores.
O projeto do referendo deve ter a aprovação ainda da Corte Constitucional e da Procuradoria Geral. Os trâmites, entretanto, podem ultrapassar o tempo limite para que Uribe apresente sua candidatura.
O governo de Uribe conta com 70% de aprovação. A maioria conquistada pela política de segurança nacional e combate às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A oposição considera que o terceiro mandato de Uribe afronta o sistema democrático.
De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.
02/09/09
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário