sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Os nomes de bebês mais usados em 2009

Se você ainda não conhece nenhum Enzo, seu filho, sobrinho ou neto com certeza conhece. Enzo é um dos 10 primeiros nomes que constam na lista elaborada pelo site Baby Center Brasil, que consultou o registro de 28 mil bebês nascidos em 2009. O resultado foi uma lista dos 100 nomes mais utilizados ( Marcelo está apenas em 58º.)

lista

hthApesar de haver muitos nomes “novos” — como Derek, Bryan e Kevin —, os nomes típicos portugueses marcam presença na lista: Pedro (7º), Joaquim (55º) e João (30º), além de suas variantes (João Pedro, João Vítor, etc.); Manuel ficou de fora.

Mas se estivéssemos em Portugal, essa lista não seria nem um pouco extensa. De acordo com o Instituto de Registros e Notariado daquele país, os nomes dos recém-nascidos “devem ser portugueses, de entre os constantes da onomástica portuguesa ou adaptados, gráfica e foneticamente, à língua portuguesa”. Assim, lá não vale Elizabeth, só Elisabete.

Para facilitar as coisas, o governo português fez uma lista dos nomes permitidos. Se eu tivesse nascido português, não teria problema nenhum: Marcelo pode.

Agora vamos conferir se seu nome é um dos mais populares entre bebês nascidos em 2009? Em Portugal, ele é permitido? Veja as listas completas clicando aqui e aqui.

Autor: curioso - Categoria(s): Brasil, Cotidiano, Listas

Nenhum comentário: