terça-feira, 30 de junho de 2009

Segurado inadimplente que teve o veículo furtado será indenizado

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça determinou que uma seguradora indenize os prejuízos sofridos por um segurado que teve o veículo furtado quando estava inadimplente com o pagamento de parcela do seguro. Por unanimidade, a Turma entendeu que, “sob a égide do Código Civil anterior, o mero atraso no pagamento da prestação do prêmio do seguro não importa em desfazimento automático do contrato, para o que se exige, ao menos, a prévia constituição em mora do contratante pela seguradora, mediante interpelação”.

M.F.S. ajuizou ação contra a SDB Companhia de Seguros Gerais, sustentando que a existência de previsão de pagamento de juros moratórios indica que ele pode ser feito com atraso sem provocar a antecipada desconstituição do contrato. Ressaltou, ainda, que os atrasos na quitação das parcelas anteriores sempre foram aceitos, sendo negado apenas o do mês do sinistro.

A seguradora argumentou que, diante do inadimplemento da terceira das quatro parcelas do prêmio, a apólice foi automaticamente cancelada de acordo com cláusula contratual, independentemente de interpelação. O Primeiro Tribunal de Alçada Civil de São Paulo julgou a ação improcedente e o segurado recorreu ao STJ para garantir a cobertura do veículo furtado.

Citando precedentes da Corte, o relator do recurso, ministro Aldir Passarinho Junior, reconheceu que a matéria foi objeto de bastante controvérsia no STJ, até a Segunda Seção concluir ser necessária a prévia notificação do segurado para a sua constituição em mora e a suspensão ou rescisão do contrato, o que não se dá automaticamente.

Acompanhando o voto do relator, a Turma optou por uma posição mais flexível, que dispensa o ajuizamento de ação pela seguradora, mas admite a suspensão do contrato após interpelação promovida pela contratada ao segurado, colocando-o em mora.

“Tenho como necessária, porém suficiente, a interpelação feita ao segurado, advertindo-o sobre a mora e a suspensão dos efeitos do contrato até o pagamento”, ressaltou o relator. Para ele, isso é suficiente para impedir procedimento igualmente lesivo do contratante, sob pena de estimular o ilegítimo hábito de não pagar até a eventualidade do acidente e, então, pedir a cobertura com o concomitante recolhimento da parcela devida.

Segundo o ministro, no caso em questão, não houve a interpelação para constituição em mora nem a ação judicial para resolução do contrato e, sem tais requisitos, a seguradora não poderia dar o contrato como automaticamente dissolvido, deixando de pagar pela indenização contratada e ainda íntegra, por sua omissão na tomada das mencionadas providências.

Por unanimidade, a Seguradora foi condenada ao pagamento do valor do seguro acrescido de juros moratórios a partir da citação, custas e honorários advocatícios fixados em 10% sobre o valor da condenação. O entendimento vale apenas para os contratos firmados na vigência do antigo Código Civil.

Fonte: Superior Tribunal de Justiça

Listinha do Google

DIANA ROSS
JACKSON FIVE
THRILLER
DEBBIE ROWE
PRINCE PARIS
KATHERINE
Remember the King of Pop as MTV pays tribute to the legacy of Michael Jackson. Check out music videos, photo galleries and more exclusively
Michael Jackson foi um fenômeno cultural que atraiu interesses dos mais díspares cantos do mundo com suas músicas e coreografias

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sistema Justiça Moderna eliminará prisões desnecessárias


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) assinaram ontem (9) um termo de cooperação técnica com vistas ao estabelecimento de ações estratégicas na área de tecnologia da informação. Pelo acordo, o TJDFT cederá, sem ônus, ao CNJ, o “Sistema Justiça Moderna – Módulo Execuções Penais”.

Com esse processo eletrônico unificado, será possível acompanhar as execuções penais de todo o país. Com isso, garantir a concessão de benefícios legais a presos, que eventualmente não estejam sendo cumpridos em função do número desproporcional de processos em relação ao número de juízes. O acompanhamento será complementar ao projeto de mutirões carcerários, lançado no dia 19 de agosto pelo CNJ, no Rio de Janeiro, e realizado nas últimas duas semanas em presídios cariocas.

O Sistema Justiça Moderna vai emitir relatórios gerenciais sobre sistema carcerário e, com isso, os juízes poderão controlar o cumprimento de penas, visando imprimir transparência e celeridade na comunicação de atos processuais, com eliminação do trânsito de papéis. Com a fiscalização e a agilidade dos procedimentos judiciais, o número de detentos será reduzido, eliminando prisões desnecessárias ou descabidas, a espera de julgamento como condição sine qua non para usufruir os benefícios previstos em lei.

Para o ministro Gilmar Mendes, o sistema Justiça Moderna vai reduzir a superlotação carcerária, muitas vezes responsável pelas violentas rebeliões que acontecem em presídios de todas as regiões do país, “transformados, muitas vezes, em escolas de bandidagem ou em quartéis-generais do crime organizado e do narcotráfico”.

Segundo ele, o objetivo desse acordo é possibilitar que o Judiciário alcance o máximo de eficiência, de modo a tornar eficaz a prestação jurisdicional, papel constitucional do Conselho. Esse é mais um esforço do CNJ para uniformizar procedimentos, a exemplo de outras iniciativas como a bem-sucedida adoção das tabelas processuais unificadas, da utilização do sistema Renajud, do Sistema Hermes, entre outros.

O sistema que será cedido pelo TJDFT a todos os tribunais que assinaram o acordo permitirá ter amplo controle de cumprimento de pena e dos prazos de prisões preventivas e provisórias, evitando assim prejuízos aos condenados. Outros órgãos do Poder Judiciário poderão participar da ação mútua, mediante assinatura de Termo de Adesão.

Fonte: Supremo Tribunal Federal

domingo, 28 de junho de 2009

Traficante vai pagar gastos de saúde com usuário


Extraído de: Âmbito Jurídico -

Além de anos de cadeia, traficantes internacionais agora estão sendo condenados a desembolsar quantias em dinheiro para custear o tratamento de usuários de drogas e, assim, reparar os danos causados à saúde pública. Duas sentenças recentes da Justiça Federal de São Paulo determinaram pagamento de até R$ 50 mil ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual da Saúde.

Links Patrocinados

"É inegável que o governo tem um gasto considerável no tratamento, por meio do sistema público de saúde, de dependentes químicos e outras vítimas do narcotráfico. O prejuízo do Estado deve, pois, ser suportado não apenas pela sociedade civil, mas também pelos condenados por crimes relacionados com o tráfico", afirmou na sentença o juiz Ali Mazloum, da 7.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em ação penal contra dois acusados, o nigeriano Chukwuemeka Frank Okoli-Igweh e a brasileira Maria das Graças da Silva.

Essa foi a segunda decisão do juiz com base em nova regra instituída no inciso IV do artigo 387 do Código de Processo Penal - modificado pela Lei 11.719, de 2008. Ela determina que o juiz deverá fixar o "valor mínimo para a reparação dos danos causados pela infração". Assim, não se trata da apreensão de bens obtidos ilicitamente, mas da reparação pelo criminoso do prejuízo que ele causou. Para Mazloum, os traficantes devem reparar o mal que praticaram custeando o tratamento de dependentes.

A medida é polêmica. Há juristas, como Luiz Flávio Gomes, que a criticam por considerar que a lei fala em reparação para a vítima. "E o tráfico não tem vítima. Os gastos com saúde pública não são os que a lei estabelece como indenizáveis. Apesar de bem-intencionado, o juiz fez uma interpretação ampliada da lei, decidiu por analogia, o que não é possível contra o réu." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Autor: Yahoo/Estado de São Paulo

sábado, 27 de junho de 2009

Tirando uma do MJ e aparecendo no Google

Excentricidades do cantor sempre foram inspirações para humoristas

Peguei daqui, ó

Nosso blog se soliedariza com a morte de Michael Jackson, mas é inegável que piadas sempre acompanharam a vida(e morte) do rei do pop.

1. Michael Joseph Jackson nasce em 29 de agosto de 1958.
2. Michael Jackson é pai de três crianças

A mulher de Michael Jackson acaba de dar a luz ao seu filho. Michael pergunta ao médico:
- Doutor, quanto tempo devo esperar antes de recomeçar as relações sexuais?
O médico responde:
- Espere até ele ter uns 11 ou 12 anos...

3. Certa vez, o garotinho de 8 anos chegou para a mãe e perguntou:
- Mamãe, Deus é preto ou branco?
- Bom meu filho, depende!- Disse a mãe
- Mamãe, Deus é homem ou mulher?
- Ninguém sabe, meu filho!
Então o garoto perguntou, sem pensar em mais nada:
- Mamãe, então Deus é MICHAEL JACKSON???

4. Nas agendas e paredes de banheiro:

"Michael Jackson é o único homem negro que se tornou uma mulher branca. "

5. Saúde frágil gera rumores sobre morte:
BOMBA!!! Michael morre engasgado com pé de moleque

6. Cantor morre no mesmo dia que a “Pantera”, Farrah Fawcett
Farrah Fawcett, ao chegar ao céu, pediu a Deus que Ele protegesse todas as crianças do mundo. E então ele matou Jacko.

7. Jornal “Meia-Hora” do Rio de Janeiro crava uma de suas melhores manchetes
Nasceu negro, ficou branco e vai virar cinza.


8. Piadas sobre o fim do cantor invadem o Twitter
"Michael Jackson teve um ataque cardíaco. Malditos motéis com espelho no teto." via @rafinhabastos

9. Piadas sobre o fim do cantor realmente invadem o Twitter
Anjinhos... Ponham a roupa. AGORA!!! via @rafinhabastos

10. Piadas sobre o fim do cantor invadiram tanto o Twitter que a gente resolveu fazer essa listinha ;-)
Michael chega ao céu e pergunta: "Cadê o menino Jesus?"

==================

domingo, 21 de junho de 2009

Comissão da Câmara aprova legalização dos bingos

17/06/2009 - 14h53
Priscilla Manenotti
Da Agência Brasil
Em Brasília

do UOL Notícias

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira (17) o projeto que legaliza os bingos, videobingos e videojogos no país.

O projeto proíbe ainda apostas feitas por pessoas viciadas em jogos e que sejam cadastrados nacionalmente pelo governo.

Ainda de acordo com o texto aprovado pela comissão, as casas de jogos deverão estar localizadas a uma distância mínima de escolas.


O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) chegou a apresentar um destaque para que fossem proibidos os jogos pela internet, inclusive com a punição das empresas de cartões de crédito que fazem essas operações. No entanto, a proposta foi rejeitada pela maioria dos parlamentares da comissão.

A votação foi acompanhada por representantes de diversas entidades que defendem a legalização dos jogos no país, como as de empresários e de trabalhadores do setor.

Apesar dos aplausos, a aprovação do projeto na comissão foi criticada por alguns deputados. "O Brasil já tem um elenco muito grande de jogos autorizados pela Caixa, e os bingos já deixaram consequências nocivas para o país", disse Hauly.

O projeto será encaminhado agora à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Depois, seguirá para apreciação no Senado.

================================


Achei interessante o cadastro de pessaos viciadas...

ksksksksks... será que isso vai existir algum dia ???????




sábado, 20 de junho de 2009

PF prende 2 policiais por contrabando em Casa Branca

20/06/2009 - 13:44

EPTV


A Policia Federal de Ribeirão Preto prendeu dois policiais civis e um piloto no aeroporto de Casa Branca, na região Central, na tarde de sexta-feira (19), com uma carga de produtos eletrônicos contrabandeados. Com eles, foram apreendidos 120 notebooks, além de caixas com pen drives, monitores LCD, câmeras fotográficas digitais, CD players automotivos e notas fiscais em branco.

As prisões são resultado de uma investigação que está sendo realizada há mais de um mês pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Segundo o delegado da Polícia Federal de Ribeirão Preto, Édson Souza, na hora do flagrante, os policiais civis ofereceram suborno aos agentes federais, houve tiroteio e um dos policiais foi baleado na perna.

“Dois agentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado (de São Paulo) chegaram tentando oferecer uma vantagem aos policiais federais para que não houvesse a apreensão das mercadorias e para que não houvesse a prisão do piloto. Isso não foi aceito e houve reação por parte dos agentes da secretaria de segurança pública e um deles foi ferido”, relatou o delegado.

A polícia não divulgou o nome dos envolvidos. O piloto foi encaminhado à Custódia da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Um dos policiais foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Civil, o outro está internado em um hospital de São Paulo e deve passar por cirurgia. A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública informou que a corregedoria da Polícia Civil de Casa Branca acompanhou o flagrante e vai apurar o caso. O delegado Souza acredita no envolvimento de mais pessoas no crime e deve continuar as investigações.


====================================================



quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pela aposentadoria compulsória aos 70 anos


PEC que aumenta idade para 75 anos está divorciada do interesse público.


MOZART VALADARES PIRES*

Encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa a dilatar a idade limite para a aposentadoria compulsória do servidor público para 75 anos. Pelo atual texto constitucional, todo servidor é obrigado a se aposentar aos 70 anos de idade.

Proposta de mesmo teor dirigida especificamente à magistratura já foi rejeitada no ano de 2000 pela Câmara dos Deputados e pelo Senado no primeiro semestre de 2001. Entende a maioria esmagadora dos magistrados brasileiros - juízes, desembargadores e ministros - que essas decisões refletiram o interesse público.

A renovação dos quadros em todos os níveis do Judiciário brasileiro é condição fundamental para a incessante atualização da jurisprudência e sua adequação às demandas sociais contemporâneas, bem como para a viabilização de novas práticas político-administrativas.

Caso a proposta seja acolhida, promoverá a estagnação da jurisprudência e impedirá a salutar e democrática renovação de práticas e concepções em espaços institucionais da maior relevância para a cidadania. Ademais, conduzirá ao esvaziamento das carreiras do serviço público, a começar pelo comprometimento do ideal básico da progressão funcional, com claros prejuízos para a maior seleção de servidores e agentes políticos do Poder Judiciário.

A maioria dos defensores da tese restringe a discussão da proposta apenas em dois pontos: o aumento da expectativa de vida do brasileiro e a situação caótica por que passa atualmente a previdência social. Os dois argumentos não procedem. A análise da emenda constitucional não pode desprezar o período médio de permanência de desembargadores e ministros nos tribunais superiores, que, segundo estudo realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), varia de 15 a 18 anos. Caso ocorra a elevação da idade, essa média subiria para 20 a 23 anos de permanência.

Quanto à questão previdenciária, haverá um agravamento da situação financeira caso haja o aumento da idade mínima para a aposentadoria compulsória, pois inevitavelmente será desencadeado um número elevado de aposentadorias espontâneas antecipadas. Além disso, haverá uma evasão na base da carreira pela falta de perspectiva de ascensão.

"Caso a proposta seja acolhida, (...) conduzirá ao esvaziamento das carreiras do serviço público, a começar pelo comprometimento do ideal básico da progressão funcional, com claros prejuízos para a maior seleção de servidores e agentes políticos do Poder Judiciário."

Diante desses dados, cabem algumas indagações: É salutar que uma estrutura de Poder da importância dos Tribunais permaneça por um período tão longo sem uma renovação? Como ficará a jurisprudência? E a falta de perspectiva na carreira dos juízes de primeiro grau? Como poderíamos conceituar o processo democrático e a legitimidade dos nossos representantes nos outros dois Poderes da República sem a obrigatoriedade de uma renovação periódica?

Os magistrados brasileiros confiam que os nossos representantes na Câmara Federal, conscientes da relevância dos valores éticos envolvidos, rejeitarão a inovação pretendida, que apenas atenderia a interesses pessoais de pequena parcela da cúpula da administração judiciária, absolutamente divorciados do interesse público.

* Mozart Valadares Pires é presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)

 

terça-feira, 2 de junho de 2009

VOO 447 - APOSTO QUE VÃO BOTAR A CULPA NO PILOTO !!!

Voo 447: avião teve pane e despressurização

Agencia Estado

SÃO PAULO - Forte turbulência, repentina despressurização, raio e até um improvável atentado terrorista a bordo. Ainda é amplo o leque de hipóteses para explicar o desaparecimento do Airbus A330 da Air France, domingo à noite, no Oceano Atlântico. As únicas informações seguras obtidas até agora pelas autoridades aeronáuticas do Brasil e da França partiram do sistema Eicas - dispositivo que transmite para a companhia dados sobre o funcionamento dos motores e dos principais equipamentos do avião - que comunicaram pane elétrica e despressurização.

Antes de entrar no espaço aéreo do Senegal (África), a Air France diz ter recebido uma mensagem automática com três dados: despressurização da cabine; power off (indicativo das turbinas com potência mínima) e falha no sistema elétrico. Segundo especialistas, no entanto, essas informações não levarão a nenhuma conclusão. Só terão relevância após serem analisadas com vários outros dados. Isoladas, as mensagens de despressurização e redução da potência dos motores não são consideradas tão preocupantes. 

A situação se torna crítica conforme surgem outras panes, principalmente no sistema elétrico do avião. Diferentemente dos aviões da família Boeing, mais ?mecânicos?, os Airbus são construídos sobre uma plataforma altamente informatizada. E, para investigadores militares, é remota a hipótese de que uma forte turbulência ou um raio sejam os únicos responsáveis pela provável queda da aeronave. A fuselagem dos aviões é projetada para suportar intempéries até dez vezes mais severas do que as piores já registradas na história da aviação. As aeronaves têm uma eficiente blindagem elétrica. Uma turbulência, por mais forte que seja, também não seria suficiente para derrubar o avião. 

Além do desaparecimento incomum, chama a atenção das autoridades o fato de que o sistema ELT, que emite sinais de emergência, não ter funcionado. Dentro das caixas-pretas, o ELT transmite sinais de socorro após a aeronave sofrer forte impacto. Em 2006, após se chocar com o jato Legacy, o ELT do Boeing 737 da Gol deixou de funcionar, porque o avião havia se desintegrado no ar, o que pode ter ocorrido com o A330 da Air France. O ELT pode estar em águas tão profundas que os sinais não conseguem atingir a superfície. 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Governo de São Paulo não cumpre 40% das metas







(1'06'' / 260 Kb) - As metas estabelecidas para a gestão do estado de São Paulo constam no chamado Plano Plurianual (PPA) - documento obrigatório, previsto na Constituição Federal, que define ações e orçamentos do governo. Conforme relatório divulgado no Diário Oficial, o governo de José Serra (PSDB) não cumpriu, em 2008, 40% das metas traçadas para o último ano. Dentre as justificativas apresentadas estão as dificuldades enfrentadas em ano eleitoral, a demora em conceder licitações e a crise econômica.

A área da saúde conseguiu um bom desempenho. A educação, alvo de duras críticas do governo Serra, teve mais da metade das metas concluídas. Apesar disso, fatores considerados primordiais, como a capacitação dos professores e construção de novas escolas, ficaram aquém das expectativas. A expansão do metrô também enfrenta dificuldades.

O Plano Plurianual está previsto no orçamento público e foi regulamentado por decreto em outubro de 1998. Anualmente os resultados são enviados para a Assembleia Legislativa.

De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim.

13/05/09


=================================================